Províncias

Vacina contra as diarreias é lançada no Caimbambo

A nova vacina rota vírus, para prevenir doenças diarreicas nas crianças dos dois aos quatro meses, foi lançada sábado, no município de Caimbambo, pelo director provincial da Saúde de Benguela.

Objectivo é baixar a mortalidade infantil
Fotografia: Reuters |

Barnabé Lemos apelou às mães para o estrito cumprimento do calendário de vacina dos neo-natais. As diarreias constituem a maior causa de mortalidade infantil, mas a rota vírus surge apenas para ajudar a prevenir diarreias de gastroenterite.
Os chefes de repartições municipais da Saúde devem promover a vacina de rota vírus e assegurar as cadeias de frio para conservação das doses.
O chefe de repartição municipal da Saúde na Catumbela, Júlio Brito, e do Balombo, Adriano António, asseguraram a disponibilidade de meios técnicos e humanos para a promoção da nova vacina.
No âmbito do lançamento da vacina, está ainda a decorrer uma feira da saúde, no município de Caimbambo, onde estão expostos vários serviços, com destaque para atendimentos nas áreas de pediatria, puericultura, pré-natal, ginecologia, medicina, oftalmologia, vacinas, testes de malária, glicemia, VIH/Sida e medição da pressão arterial. Material educativo sobre a nutrição, saúde reprodutiva e infantil, infecções transmissíveis sexualmente, tuberculose, lepra, doença dos rios, malária, saneamento do meio, saúde mental e outras doenças está também exposto na feira, que termina esta semana.
Os munícipes aplaudiram a escolha da localidade, tendo considerado oportuna a realização do lançamento das duas actividades, para que as pessoas possam ir à consulta sem necessidade de deslocação às unidades sanitárias do litoral de Benguela.

Tempo

Multimédia