Províncias

Venda de rua proibida no Lobito

Jesus Silva | Lobito

A  comercialização de produtos industriais, alimentares e agrícolas, por feirantes, na via rápida de acesso ao Bar Africano, São João, Santa Cruz e Catumbela está proibida, desde ontem, pela Administração Municipal do Lobito.

A comercialização de produtos ao longo da ponte da Catumbela também está interdita
Fotografia: Paulo Mulaza

O administrador municipal do Lobito, Alberto Ngongo, anunciou que aquela via vai ser requalificada e os empreiteiros a quem foram adjudicadas obras de asfaltagem vão colocar as máquinas e o equipamento necessário ao arranque dos trabalhos na próxima terça-feira, para que sejam cumpridos os prazos previstos.
De igual modo, a Administração Municipal do Lobito pediu aos feirantes que comercializam na avenida Norton de Matos (paragem de táxis Lobito/Benguela) para abandonarem o local e deixarem livre a Estrada Nacional n.º 100 (Luanda/Sumbe/Benguela), para se evitarem acidentes, como tem acontecido.
As “zungueiras” que pousam os seus produtos nas ruas mais movimentadas da cidade do Lobito também foram aconselhadas a deixarem de trabalhar dessa forma e inscreverem-se para venderem no edifício do Mercado Municipal, em condições adequadas, com recinto fechado, bancadas, água, energia e quartos de banho, sem pagamento de qualquer tipo de taxa. O administrador Alberto Ngongo foi peremptório em afirmar queos comerciantes que não acatarem as ordens da Administração do Lobito, a partir do dia 31 de Agosto os fiscais vão actuar com multas de acordo as infracções.
O administrador municipal do Lobito manifestou o seu descontentamento pelo facto de alguns cidadãos,incitados por falsos profetas, insistirem em construir e viver em zonas de risco.
Aproximando-se a época chuvosa e para se evitar tragédias idênticas à de 11 de Março de 2015, em que 80 pessoas morreram por habitarem sobre o leito do rio Catumbela, o administrador Alberto Ngongo garantiu que todas as medidas persuasivas estão a ser tomadas pela Administração Municipal.

Tempo

Multimédia