Províncias

Benguela moderniza serviços da Educação

Sampaio Júnior | Benguela

A província de Benguela está a implementar um software de gestão escolar no ensino primário, I e II ciclos, no quadro das melhorias da operacionalidade e modernização dos vários serviços da Direcção Provincial da Educação, ligados à matriculas, elaboração de pautas, termos e avaliação dos alunos.

Governador Rui Falcão quer mais interacção entre professores e encarregados de educação
Fotografia: Afonso Costa | Edições Novembro

O referido programa foi orientado pelo governador de Benguela, Rui Falcão, que lançou o repto durante o 1º encontro com o sector da Educação, revelou ontem o chefe interino do sector, Januário Albino.
“Com a entrada em funcionamento desta ferramenta das TIC´s (Tecnologias de Informação e Comunicação),  vamos poder visualizar ao pormenor todos os actos administrativos e técnicos, que as direcções das escolas levam a cabo, nos mais diversos níveis”, disse Januário Albino. Acrescentou que este serviço, que poderá entrar em funcionamento no início do ano escolar de 2018, vai colmatar os constrangimentos na entrega dos certificados de habilitações aos alunos, bem como prestar outro tipo de dados.
De acordo com o director de marketing da firma Hipermanger, Anacleto Caetano, a partir de cada unidade escolar, o docente, mediante o código de acesso ao sistema, pode lançar os dados das avaliações contínuas e outras informações estatísticas que regem o funcionamento da instituição escolar.
“Todas as escolas estarão inseridas no sistema e cada professor terá um código de acesso, mediante cadastramento, sendo limitado o seu nível de entrada, que não vai além das turmas onde estiver a leccionar”, disse.
O sistema terá uma fiabilidade de dados assegurada e, uma vez lançada a informação, ao professor não lhe será permitido realizar alteração, sem que esteja devidamente autorizado pelo director da escola.
 Os encarregados de educação, acrescentou Anacleto Caetano, caso estiverem interessados lhes será cedido um código para poderem consultar os dados de avaliação dos seus filhos.

Tempo

Multimédia