Províncias

Abertas novas escolas para jovens do Andulo

O município do Andulo, na província do Bié, beneficiou no presente ano lectivo de sete escolas, construídas em diversas localidades da sua jurisdição, disse o administrador municipal, Moisés Kachipaco.

A exemplo da cidade do Cuito outras localidades do Bié beneficiam de novas escolas
Fotografia: Jornal de Angola

Dentre as várias localidades que beneficiaram das instituições escolares, o destaque vai para a sede comunal de Calussinga, aldeias de Kahatanga, Tchomba, Camunda e Chengue.
Moisés Kachipaco revelou que as localidades de Calussinga, Chivaulo e Cassumbe no município do Andulo, já contam com uma instituição do ensino médio, com vista a facilitar os estudantes que terminam o ensino de base. De acordo com Moisés Kachipaco, a instalação do ensino médio no Andulo responde a inúmeras solicitações, fundamentalmente de jovens, que sempre primaram por aumentar os seus níveis académicos.
Moisés Kachipaco informou que, numa primeira fase, o regime de ensino foi apenas até à 10.ª classe das escolas de formação de professores e do centro pré-universitário.
O administrador municipal anunciou para este mês a inauguração de mais três escolas, acção destinada a reduzir o número de alunos fora do sistema de ensino.
O município do Andulo tem uma população estimada em mais de 200 mil habitantes distribuídos por quatro comunas, nomeadamente Kalussinga, Cassumbe, Chivaulo e a sede municipal.

Tempo

Multimédia