Províncias

Agricultores locais estão à espera de boas colheitas

O projecto de desenvolvimento da cultura do arroz em Angola, ensaiado em Camacupa, vai resultar em colheitas de mais de quatro toneladas, revelou o director provincial da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Marcolino Sandemba revelou que as toneladas de arroz colhidas foram produzidas no projecto experimental na fazenda “Pedro Jeremias”, com dois hectares plantados de arroz plantados. Vão servir de sementes para as próximas campanhas nas comunas da Muinha e Ringoma, com áreas de produção de 200 hectares.
O vice-governador para a área técnica e infra-estruturas do Bié, José Fernando Chatuvela, frisou que a iniciativa de produziro arroz, também em terrenos secos, vai ser incentivada e encorajada para que outros agricultores da província apostem na plantação do cereal.
O representante da Agência Internacional de Cooperação do Japão, Akihiko Yamada, salientou que Angola tem potencial no sector da Agricultura, o que lhe permite produzir em grande escala.
A agência japonesa vai dar treino aos camponeses sobre o plantio directo, usando os novos métodos do cultivo do arroz. Vão ser usadas as variedades de sementes mais precoces, como o arroz sertanejo, proveniente do Brasil.
O projecto de desenvolvimento da cultura de arroz em Angola está a ser desenvolvido nas províncias do Bié (Camacupa e Catabola) e Huambo (Bailundo e Ecunha).

Tempo

Multimédia