Províncias

Água canalizada jorra nas torneiras das zonas periféricas

DELFINA VICTORINO | Cuito

Vários sistemas de captação e distribuição de água foram construídos em todos os municípios da província do Bié com o objectivo de diminuir as doenças provenientes da má qualidade do preciso líquido, anunciou o director provincial da Energia e Água.

Abel Guerra Paulo referiu que os bairros periféricos do Cuito já possuem canalização de água potável e lembrou que as residências que actualmente não possuem canalização são aquelas cujos contratos não foram estabelecidos junto do sector das Águas.
No entanto, informou que consta dos planos do Governo Provincial, a instalação de grupos geradores em diversos pontos da província, para manter a iluminação pública, assim como domiciliar nas sedes municipais e comunais.
O governo da província vai igualmente investir na formação de quadros do sector para que possam prestar um serviço mais condigno e lidar com as novas tecnologias.
Abel Guerra Paulo admitiu que, em muitos casos, registam-se avarias no sistema de água e energia devido ao mau manuseamento dos equipamentos por parte de operadores sem formação, razão pela qual considera bem-vindos os cursos de especialização. 
“O sector investe na compra de equipamentos que custam valores avultados aos cofres do Estado, daí a necessidade de se apostar na formação de quadros”, disse.

Tempo

Multimédia