Províncias

Alunos da sede municipal têm nova escola primária

José Chaves | Andulo

As crianças da sede municipal de Andulo, na província do Bié, vão dispor, nos próximos tempos de mais oportunidades para aprenderem a ler e a escrever, após a conclusão de uma nova escola do ensino primário, cuja primeira pedra de início de obras foi colocada na sexta-feira.

Crianças com maior facilidade de estudar
Fotografia: João Gomes |

O estabelecimento de ensino, que está a ser edificado com patrocínio da Empresa Nacional de Diamantes (ENDIAMA), numa área de dois mil metros quadrados, vai possuir 12 salas de aulas e uma para professores, gabinete do director, lavabos, varanda, arrecadação, parque de estacionamento para viaturas, entre outros compartimentos.
O governador provincial do Bié, Álvaro Boavida Neto, disse que a entrada em funcionamento da nova escola primária vai contribuir para o programa de combate ao número de crianças fora do sistema normal de ensino e a melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem no município.
O presidente do Conselho de Administração da ENDIAMA, Carlos Sumbula, disse que o investimento da empresa visa melhorar as condições sociais das populações e, dentro desse princípio, garantir a extensão da rede escolar a todos os municípios. Esta é a segunda escola que a ENDIAMA patrocina na província do Bié.  A primeira instituição de ensino primário foi inaugurada recentemente, no município de Nharea.
O administrador municipal do Andulo, Moisés Cachipaco, agradeceu os esforços da ENDIAMA por tudo que tem feito em prol da Educação, com a construção de escolas e seu apetrechamento.Com uma superfície territorial de 10.316 quilómetros quadrados, o município do Andulo tem uma população estimada em 319 mil habitantes, segundo dados do Censo Geral da População .

Tempo

Multimédia