Províncias

Alunos de Ndambuca dispõem de refeitório

Matias da Costa| Cuito José Chaves | Nharea

Um total de 300 alunos da aldeia de Ndambuca, município de Chinguar, passou a ter lanchar na escola, com a abertura de um refeitório escolar na comunidade.

O governador do Bié, Boavida Neto, inaugurou a cozinha, construída no âmbito do projecto de merenda escolar aos alunos do ensino primário, e uma escola primária de quatro salas.
Boavida Neto disse que o Governo Provincial vai continuar, de forma incasável, a exercer projectos de âmbito social, para se alcançar os objectivos essenciais.

Terra do Futuro


 O Projecto Terra do Futuro, na comuna do Dando, Nharêa, vai receber até final do mês meios agrícolas, com vista a reforçar o equipamento já existente e ampliar  a capacidade do cultivo da terra.
A administradora municipal, Maria Lúcia Chicapa, esclareceu que dos meios a serem entregues ao longo deste mês constam tractores, charruas, máquinas semeadoras, pulverizadoras, juntas de bois para tracção animal, enxadas, catanas e limas. O Projecto Terra do Futuro, desenvolvido pelo Executivo em parceria com o Banco de Desenvolvimento Angolano  vai criar 60 fazendas num período de três anos no município de Nharêa, visando reduzir a importação de alimentos e aumentar os bens locais, através da produção em grande escala.
O Governo Provincial do Bié e o Banco de Desenvolvimento Angolano  assinaram, no mês de Fevereiro, em Nharêa, o protocolo que visa a promoção do desenvolvimento social e económico da região, através da execução de actividades agrícolas.
O Projecto Terras do Futuro tem ainda como propósito proporcionar o desenvolvimento social do país, associando-se a outros planos que devem ser executados em várias províncias.
 Inicialmente, a área de produção no Bié vai ser de 50 hectares, para posteriormente chegar aos 90 hectares com um sistema de irrigação.O município de Nharêa tem uma população de 150 mil habitantes, maioritariamente camponesa.

Tempo

Multimédia