Províncias

Andulo - Município tem novas infra-estruturas sociais

Afonso Belo | Kuito

Concluídos e entregues novos equipamentos sociais

infras-estruturas concluídas para os técnicos de saúde e educação
Fotografia: Jornal de Angola

Várias infra-estruturas sociais para o beneficio das populações do município do Andulo, 130 quilómetros a norte do Kuito, foram concluídas, inauguradas e entregues em 2009 segundo o relatório de balanço de fim de ano a que o Jornal de Angola no Kuito teve acesso.
O relatório revela que foram construídas três escolas de quatro salas de aulas e as respectivas áreas administrativas, nas povoações de Kangalo, Chicumbi e Buanga , dois postos de saúde com áreas para os serviços materno infantis nas povoações de Taça e Kangalo.
Das infras-estruturas concluídas constam quatro casas para os técnicos de saúde e educação, nas povoações de Chiombo, Taça, Kangaloe Duanga, o centro de tratamento aos doentes com tuberculose junto ao hospital municipal e uma casa para os médicos.
O centro de produção municipal para os órgãos de comunicação social, TPA, ANGOP, Jornal de Angola e Rádio Nacional e dois campos desportivos foram concluídos, inauguradas e entregues às populações durante o ano findo.
Em 2009, foi ainda melhorado com trabalhos de terraplanagem, um troço de 45 quilómetros na via que liga o município do Andulo ao município da Nharea e foi colocado o primeiro tapete asfáltico em 90 quilómetros na via rio Buim-Kalussinga.
Na agropecuária, o município conheceu melhorias na área da mecanização agrícola com a criação de dois pólos de desenvolvimento agrário, sendo um na comuna de Calussinga e outro na povoação de Canata. Foram adquiridas máquinas agrícolas dentro do programa de gestão municipal.
Foi ainda possível enquadrar vários grupos de mulheres na actividade agrícola apoiando-as com ferramentas e parcelas de terras lavradas e prontas para as sementeiras.
Ainda neste sector foi possível o lançamento da venda de ovos, a base da produção local. No período de 10 de Julho a 22 de Dezembro foram produzidos sete mil cartões com 208 mil ovos para consumo.
Andulo é um município que apresenta ainda muitos campos de minas, por isso continuou o trabalho de desminagem, tendo resultado na identificação, sinalização e clarificação das vias Andulo-Kuito, Andulo-Nharea e nas margens sobre o rio Kutato. O relatório refere que os projectos iniciados em 2009 e não foram concluídos têm a sua continuação e conclusão ainda dentro do primeiro semestre de 2010.     

Tempo

Multimédia