Províncias

Andulo com novas casas

José Chaves | Andulo

A Administração Municipal do Andulo vai construir 50 casas nas comunas, povoações e ombalas do interior do município para instalar quadros comunais, professores e enfermeiros.

Fotografia: JAIMAGENS.COM

Enquadrada no programa de combate à pobreza, a construção contempla as comunas de Calussinga, com 15, Chivaulo e Cassumbi, com dez cada. As restantes vão ser erguidas nas localidades de Cangalo, Buanga e Chicumbi, cinco em cada uma.
O administrador do Andulo, Moisés Chipaco, disse que as localidades seleccionadas enfrentam sérias dificuldades em acolher técnicos ou até mesmo receber visitas. A vila do Andulo não foi contemplada porque já existe um plano para a construção de mil fogos habitacionais, no âmbito do Programa Nacional de Habitação, que está a ser desenvolvido pelo Executivo em todo o todo país. A administração municipal tem em carteira, para este ano, vários projectos destinados a melhorar a vida da população local, em especial a juventude, para os quais dispõe de 425 milhões de kwanzas.
Num encontro com os membros do Conselho de Municipal de Auscultação e Concertação Social, o administrador adiantou que a maior parte deste dinheiro vai ser canalizado para os sectores da educação, saúde, energia e águas, recuperação das vias de acesso e melhoramento dos espaços verdes e a restante para os programas ligados à juventude.
Destacou, para este ano, a construção de oito escolas com quatro salas e cinco postos de saúde, nas localidades de Ulimba, Ndulo Epalanga e Cacuva, e pediu responsabilidade aos empreiteiros que ganharam os concursos públicos, sobretudo no cumprimento dos prazos contratuais.

Tempo

Multimédia