Províncias

Andulo tem posto móvel para emitir documentos

José Chaves | Andulo

O Bilhetes de Identidade informatizado começou, na quarta-feira, a ser emitido no Andulo, município da província do Bié, com cerca de 311.500 habitantes.

Munícipes deixam de percorrer longas distâncias para tratar de certos documentos
Fotografia: Casimiro José

O Bilhetes de Identidade informatizado começou, na quarta-feira, a ser emitido no Andulo, município da província do Bié, com cerca de 311.500 habitantes.
Equipado com meios modernos, o posto móvel de emissão do Bilhetes de Identidade informatizado, afirmou o responsável da Repartição de Identidade Civil e Criminal do município do Andulo, pode atender, em média, 40 pessoas por dia e emitir também o certificado de registo criminal.
Manuel Tomás disse que a abertura do posto de emissão resulta da preocupação das autoridades da província em expandir os serviços aos municípios.
Com a instalação do posto móvel de emissão do Bilhete de Identidade informatizado no Andulo, os habitantes do município vizinho da Nharea, 46 quilómetros a Oeste, beneficiam, igualmente, destes serviços, deixando de percorrer longas distâncias para tratar os referidos documentos.

Parteiras ajudam famílias

As parteiras do município do Andulo realizaram 1.640 partos no primeiro semestre deste ano, segundo o chefe da Repartição da Saúde, Francisco Chiquete.
Em declarações à Angop, Francisco Chiquete informou que entre os partos realizados 1.596 foram nados vivos e 44 outros falecidos. Segundo o responsável, comparativamente ao ano transacto verificou-se uma diminuição de partos.
A actividade das parteiras são feitas em colaboração com as autoridades administrativas, a Organização da Mulher Angolana (OMA) e o Ministério da Família e Promoção da Mulher, que fornecem instrumentos de parto e dão formação.

Tempo

Multimédia