Províncias

Animais de estimação estão a ser vacinados

Afonso Belo|Cuito

A direcção provincial do Bié dos Serviços de Veterinária está a realizar, desde a manhã de quinta-feira, uma campanha de vacinação contra a raiva, na comuna do Kangoti, município do Chinguar.

A direcção provincial do Bié dos Serviços de Veterinária está a realizar, desde a manhã de quinta-feira, uma campanha de vacinação contra a raiva, na comuna do Kangoti, município do Chinguar. De acordo com o chefe do departamento de veterinária no Bié, Domingos da Cruz Ngueve, para esta campanha de rotina o sector dispõe de três mil doses para vacinar animais de estimação, como cães, gatos e macacos.
No município do Chinguar, durante a campanha anterior, os serviços de veterinária imunizaram mais de três mil animais, dos quais 3.005 cães, 110 gatos e oito macacos. A presente campanha de rotina será extensiva às comunas do município de Katabola, onde o surto de raiva ainda se faz sentir no seio dos criadores de animais de estimação.
Domingos da Cruz disse que certas comunidades ainda não estão consciencializadas do perigo da raiva na localidade e solicitou às administrações comunais e entidades tradicionais que mobilizem a população para levar os seus animais de estimação aos locais de vacinação.
Segundo informações dos serviços veterinários do Chinguar, durante o primeiro semestre de 2010 foram registados cinco casos de mordedura por cães suspeitos de terem raiva, sem no entanto terem causado vítimas mortais.

Tempo

Multimédia