Províncias

Aumenta número dos interessados em conhecerem estado serológico

José Chaves| Andulo

Das 19.707 pessoas que se sujeitaram no ano passado a testes na província do Bié, 423 estavam infectadas pelo vírus da Sida, disse ao Jornal de Angola uma técnica do Instituto Nacional de Luta contra aquela doença.

Das 19.707 pessoas que se sujeitaram no ano passado a testes na província do Bié, 423 estavam infectadas pelo vírus da Sida, disse ao Jornal de Angola uma técnica do Instituto Nacional de Luta contra aquela doença. Angélica Silveiro afirmou que 161 das vítimas eram mulheres grávidas e as outras crianças, a maioria das quais, 117, residentes no município do Cuito.
Em Nharea registaram-se 12, Camacupa, nove, Catabola, oito, Cunhinga, sete, e Chinguar, quatro. No Andulo e no Chitembo, houve dois casos em cada um dos dois municípios, segundo Angélica Silveiro .

Seminário de capacitação

A técnica do Instituto Nacional de Luta contra a doença referiu que 15 técnicos de saúde do município do Andulo participaram na semana passada num seminário sobre o VIH/SIDA.
No seminário, promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Nacional de Luta contra aquela doença, foram tratadas questões relacionadas com a importância da prevenção de transmissão vertical do vírus VIH/SIDA de mãe para filho durante a gestação e na amamentação. Angélica Silveiro anunciou que o Ministério da Saúde vai formar enfermeiros em todo país, principalmente nas zonas onde haja mais falta de médicos, para poderem prescrever os anti retrovirais.

Tempo

Multimédia