Províncias

Auscultação da mulher rural permite melhor governação

Matias da Costa | Cuito

O programa de auscultação da mulher rural no processo de desenvolvimento constitui um vector essencial para fortalecer a governação central e local, afirmou, em Camacupa, o governador do Bié.

Governo vai continuar a apoiar as mulheres
Fotografia: José Chaves

Ao falar na abertura do acto provincial de auscultação da mulher rural, Boavida Neto disse que o fórum é um instrumento de trabalho que permite melhorar as condições de vida e garantir emprego às famílias que trabalham no campo.
Para o governador, este processo decorre num momento oportuno para realizações positivas, criação de sistemas abertos ao diálogo e consolidação da promoção de uma governação transparente com metas definidas.
Ao realçar o papel da mulher na edificação de uma sociedade firme e reconciliada, salientou que os fóruns de auscultação vão ajudar as mulheres a identificar e definir melhor as suas prioridades, com vista a alterar, de forma positiva, a sua situação socioeconómica.
“Reconhecemos o sacrifício empreendido para a subsistência do meio rural, encorajando as famílias a trabalharem na educação e sustento dos seus filhos. O programa de auscultação cria a ocasião sublime para uma maior inclusão da mulher, no seu todo, nos programas do Executivo”, sublinhou. Em relação às mensagens transmitidas pelas camponesas, disse que elas exprimem que a melhor arma de combate à fome e à pobreza reside na educação dos filhos, para a qual é essencial a construção de mais escolas de nível secundário e rede de telecomunicação.
Outra das preocupações levantadas pelas mulheres rurais prende-se com a necessidade de ser dado mais apoio a viúvas e órfãos. A aprovação de uma linha de crédito para a mulher camponesa e melhor distribuição da água e energia eléctrica assumem-se, igualmente, como acções primárias.
A mensagem da mulher rural refere, também, que o Governo deve tomar a decisão de apoiar as camponesas com pequenas indústrias transformadoras, uma vez que elas revelam fadiga física na transformação dos produtos através de métodos manuais.

Tempo

Multimédia