Províncias

Autoridades da província do Bié apostam na construção de casas

Afonso Belo | Chitembo

Um total de 200 casas sociais são construídos, ainda este ano, em sete municípios da província do Bié, garantiu no Chitembo o vice-governador para a Esfera Técnica e Infra-estruturas.

Governo apoia a auto-construção dirigida
Fotografia: Edson Fabrizol | Chitembo

Um total de 200 casas sociais são construídos, ainda este ano, em sete municípios da província do Bié, garantiu no Chitembo o vice-governador para a Esfera Técnica e Infra-estruturas.
Andrade Adolfo disse que numa primeira fase são construídas 100 residências até Dezembro, nas regiões de Camacupa, Chinguar, Chitembo, Catabola, Cunhinga, Cuemba e Nharea, para reduzir o défice habitacional na província.
Além da construção das casas, também são feitos lancis, passeios, redes técnicas de baixa e alta tensão, sistemas de abastecimento de água potável e outros equipamentos sociais.  O governante aconselhou os munícipes daquelas regiões, especialmente do Chitembo, a colaborarem com as empresas de construção civil na preservação dos materiais de construção para que sirvam o programa do governo em tempo oportuno. 
O administrador municipal do Chitembo, Daniel Mucanda, enalteceu o desempenho do Executivo na concretização do projecto de habitação que está a atingir as zonas mais longínquas desta comunidade. Andrade Adolfo sublinhou que outras residências podem ser construídas nas comunas de Soma-Kwanza, Mumbwé, Molenguei, Mutumbo e Cachingues.

Garantia de apoio

O governo da província do Bié apoia as construções auto-dirigidas a nível dos municípios, garantiu o vice-governador Andrade Adolfo. “A direcção provincial das obras públicas e urbanismo criou mecanismos para apoiar as construções auto-dirigidas em colaboração com as administrações municipais”, referiu.
O governo está disponível para ajudar as populações para a construção auto-dirigida, disse, referindo que tal programa começou em 2009 nos municípios do Cuito, Chinguar, Chitembo, Cuemba, Catabola,Camacupa,Cunhinga, Nharea e Andulo de forma lenta e que agora é de maneira eficiente.
Para o município do Chitembo, o vice-governador aconselhou a população a consultar a administração local para receber orientações precisas sobre as construções auto- dirigidas.

Tempo

Multimédia