Províncias

Autoridades do Cuemba apostam na alfabetização

Delfina Vitorino | Cuito

A Administração Municipal do Cuemba, na província do Bié, vai dar prioridade à construção de novas salas de aulas para acelerar o programa de alfabetização de adultos no interior das comunas. Também vai avançar a construção de postos de saúde.

Administração dá prioridade à reabilitação e construção de salas para a alfabetização
Fotografia: Jornal de Angola

A administradora do Cuemba, Laurinda Capocolola, confirmou ao Jornal de Angola a aposta das autoridades na educação e saúde, por serem áreas consideradas fundamentais para a população.
“Apostamos nestes sectores para diminuir o índice de analfabetismo no seio das populações e reduzir o número de doenças”, referiu Laurinda Capocolola, sublinhando que só assim é possível garantir o desenvolvimento do município.Em 2012, disse Laurinda Capocolola, foram construídas quatro novas escolas, alguns postos médicos e o edifício da Administração Municipal, estruturas que ajudaram a mudar a imagem do município.
Paralelamente, as autoridades municipais estão a construir novos sistemas de captação e abastecimento de água potável, uma medida destinada a diminuir as doenças resultantes da sua má qualidade.
No quadro dos Programas Municipais Integrados e de Desenvolvimento Rural e de Combate à Fome e à Pobreza (PMIDRCFP), a administração do Cuemba espera cumprir a execução de todos os projectos, com realce para a construção de pontes e eliminação de ravinas, que estão a limitar a livre circulação de pessoas e bens.
“A reabilitação das principais vias que ligam a sede do município às comunas do Munhango, Sachinemuna e Luando constituem prioridade neste programa”, disse.

Tempo

Multimédia