Províncias

Autoridades redobram esforço e obtêm avanços significativos

José Chaves | Andulo

Os sectores da Saúde e da Educação no Andulo registam progressos, apesar das dificuldades conjunturais que o país vive, afirmou, na segunda-feira, a administradora municipal.

Rede sanitária dispõe de um hospital municipal e dois centros missionários
Fotografia: Kindala Manuel

Os sectores da Saúde e da Educação no Andulo registam progressos, apesar das dificuldades conjunturais que o país vive, afirmou, na segunda-feira, a administradora municipal.
Maria Lúcia Chicapa disse que para disponibilizar aqueles serviços às populações, “as autoridades administrativas redobram esforços”, lembrando que a rede sanitária do município dispõe de um hospital municipal e dois missionários, um centro materno-infantil, dois centros e 17 postos de saúde e 16 farmácias.
Quanto a recursos humanos, tem 442 técnicos de saúde – 65 médios e 364 básicos – que asseguram o atendimento à população, que frequentemente contrai paludismo, doenças respiratórias e diarreicas agudas.
A rede escolar, afirmou, é composta por 208 escolas, com 92 mil alunos e1.600 professores em todos os subsistemas de ensino, que considerou insuficientes, tal como o número de estabelecimentos
No município, referiu, há várias cooperativas e associações agrícolas, 22 das quais beneficiam do crédito de campanha agrícola. />Nos próximos dias, anunciou, cerca de 50 toneladas de fertilizantes são entregues às oito associações de camponeses e às duas cooperativas do município, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural e de Combate à pobreza.
Este ano, no âmbito do mesmo programa, o município adquiriu charruas, atrelados e fertilizantes.
A reactivação e realização de feiras agropecuárias municipais, acções de formação em oito associações e duas cooperativas de camponeses e a aquisição de 50 cabeças de gado bovino para o fomento da pecuária constam também do pacote do programa.
A administração municipal inaugura, ainda este ano, no âmbito das festas do município, várias infra-estruturas e promove actividades culturais e desportivas.
O município, a 130 quilómetros do Cuito, com 10.700 quilómetros quadrados e cerca de 311 mil habitantes, está dividido em quatro comunas, a sede, Calussinga, Cassumbe e Chivaulo. A maioria da população dedica-se à agricultura e ao comércio.

Tempo

Multimédia