Províncias

Bairros da cidade do Cuito estão a ser requalificados

Delfina Victorino | Cuito

Os novos bairros periféricos da cidade do Cuito, no Bié, vão ter melhores condições básicas dentro de algum tempo, na sequência da reabilitação das vias, de sistemas de abastecimento e fornecimento de água e energia eléctrica, disse sexta-feira o administrador local, Avis Agostinho Vieira.

Administrador municipal do Cuito
Fotografia: Edson Fabrízio|Cuito

O administrador municipal do Cuito afirmou que actualmente está a ser feito um trabalho de colocação de esgotos nas vias secundárias e terciárias nos bairros novos e adjacentes à capital biena.
“Estão a ser colocados igualmente tubagens para a distribuição de água aos novos bairros periféricos, como o do Tchissindo, bem como distribuição de energia domiciliar e de iluminação pública”, disse Avis Agostinho Vieira.
Em relação ao programa de combate à pobreza, o responsável municipal do Cuito salientou que o município tem um orçamento de 500 milhões de kwanzas para a melhoria da qualidade de vida da população.
Acrescentou que o hospital provincial “não apresenta actualmente as condições necessárias para atender a população, pois a estrutura foi construído nos anos 1950 e não garante segurança e comodidade total aos pacientes e seus funcionários”. Avis Agostinho Vieira explicou que há centros de saúde em todas as comunas do município do Cuito, com condições mínimas criadas para garantir os primeiros socorros.
“O Executivo tem no programa de construção a implementação de um novo hospital provincial do Bié, com maior dimensão, com mais especialidades e equipamentos modernos”, esclareceu.
A descentralização dos serviços, no sentido de se expandir a cidade,  constam dos programas do Governo do Bié, disse o administrador municipal do Cuito.
“Os bairros periféricos surgiram com a distribuição de terrenos feita pela administração municipal aos cidadãos que pretendiam construir as suas residências”, concluiu Avis Agostinho Vieira.

Tempo

Multimédia