Províncias

Bié melhora e expande serviços de radiologia

Matias da Costa | Cuito

Os investimentos do Governo no sector da Saúde, na província do Bié, permitiram melhorar e expandir os Serviços de Radiologia a quase todas as unidades sanitárias, com indicadores que apontam na ordem de 90 por cento de cobertura.

Unidades sanitárias da província têm novos equipamentos
Fotografia: DR

O director em exercício do Gabinete Provincial da Saúde, Isaías Cambissa, que prestou informações inerentes ao sector, realçou, igualmente, outros serviços, como os de Imagiologia, que têm devolvido alívio à população. Isaías Cambissa afirmou que os pacientes da província do Bié deixaram de se deslocar às províncias vizinhas, sobretudo no Huambo e em Benguela, à procura de Serviços de Radiografia.
A nível do Cuito, sublinhou Isaías Cambissa, os meios de diagnóstico estão disponíveis no Hospital Geral, no Sanatório, em clínicas e na unidade hospitalar das Forças Armadas Angolanas .
Isaías Cambissa lamenta a paralisação dos referidos serviços na unidade hospitalar do município do Chitembo, por falta de técnicos.
Porém realçou a instalação dos Serviços de Radiologia no Hospital Municipal de Catabola. Fez saber, igualmente, que decorrem formações de capacitação de técnicos nos municípios onde se registam falta de quadros para o manuseamento dos equipamentos.
O director em exercício da Saúde acrescentou o Governo “está a fazer um esforço complementar” para a implementação de serviços que a província não dispõe, garantindo que, “nos próximos dias estarão estabelecido” em algumas unidades sanitárias.

Casos de raiva
A província do Bié reduziu para 11 os casos de óbito por mordeduras de cães raivosos, de Janeiro a Setembro do corrente ano, em comparação ao igual período anterior, que teve um registo de 24 mortes.
Isaías Cambissa disse que a província ultrapassou a problemática da escassez de vacina anti-rábica humana, dispondo hoje de um stock superior a mil doses, pelo que está preparada para fazer face aos casos de mordeduras .

 

Tempo

Multimédia