Províncias

Bié realiza mais campanhas

Sérgio V. Dias | Cuito

Duas campanhas de vacinação contra a poliomielite vão ser realizadas no próximo mês, na província do Bié, de acordo com conclusões da 18ª sessão ordinária do grupo restrito do Governo Provincial, realizada na terça-feira.

Fotografia: JAIMAGEM

As campanhas de vacinação para menores de cinco anos, que acontecem também em outras partes do país, são realizadas em duas fases, sendo a primeira entre os dias 14 e 16 de Agosto, nas zonas urbanas, e a segunda de 16 a 18 do mesmo mês, nas áreas rurais.
Para tal, os membros do grupo restrito, chefiado pelo governador provincial, Boavida Neto, recomendou à direcção de Saúde local que comece já a preparar a campanha, com acções de esclarecimento da população.
Relativamente às zonas de difícil acesso, o grupo restrito determinou a realização de campanhas de vacinação de rotina, com recurso a equipas móveis.
A par da questão das campanhas de vacinação contra a pólio, o grupo analisou o programa das festas do Cuito, entre 15 a 31 de Agosto próximo, que assinalam os 80 anos da cidade. A antiga Silva Porto ascendeu à categoria de cidade no dia 31 de Agosto de 1925.
Na reunião, o grupo restrito analisou ainda o relatório das actividades desenvolvidas pela direcção provincial da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social e pelos institutos tutelados por este órgão durante o primeiro semestre deste ano.
Neste sentido, apelou às instituições privadas e a outras entidades a admitirem jovens que estão à procura do primeiro emprego, após concluírem a formação.
A direcção da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social do Bié e o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) foram instruídos a fazer uma  lista dos cursos que podem ser implementados nos centros projectados para o município do Chitembo.
Durante a reunião, o grupo restrito acolheu ainda a solicitação feita pela Associação Provincial de Basquetebol (APB) para albergar a realização do campeonato nacional sénior masculino na cidade do Cuito.
Na ocasião, foi igualmente aprovado o logotipo da Empresa de Abastecimento de Água e Saneamento do Cuito.

Tempo

Multimédia