Províncias

Bié tem uma nova escola

João Constantino | Nharea

O governador da província do Bié, Boavida Neto, inaugurou na quarta-feira, na localidade de Caieie, no município da Nharea, uma escola do primeiro ciclo com seis salas, que vão acolher cerca de 300 alunos, em dois turnos.

Mais crianças vão deixar de percorrer longas distâncias para aprender a ler e escrever
Fotografia: Jornal de Angola

No acto da inauguração, Boavida Neto disse que o Executivo não poupa esforços para a melhoria da qualidade de ensino e para proporcionar condições dignas para os alunos estudarem.
No ano lectivo de 2012, o sector da Educação na comuna do Caieie tinha matriculado 9.119 alunos, dos quais 7.769 ficaram aprovados e 460 desistiram.
Para este ano lectivo calcula-se que foram matriculados mais de dez mil alunos, dos quais  600 entraram pela primeira vez para o sistema de ensino.
O governador garantiu ainda que vão ser executadas mais acções para melhorar a vida da população local e afirmou que a reconstrução nacional passa pelo esforço de todos. “Não podemos permitir que destruam as infra-estruturas construídas pelo Governo, temos de as preservar. Temos feito muitas acções para melhorar a vida da população e outros projectos vão ser feitos em benefício comum”, disse.
A comuna do Caieie fica a 40 quilómetros da sede municipal da Nharea e tem uma população que ronda os 34 mil habitantes. Possui 84 aldeias e cinco ombalas. A estrada que liga a sede do município necessita de ser asfaltada.
Na sede do município da Nharea o governador provincial visitou as obras de reabilitação do Centro Cultural e manteve um encontro privado com a administradora, Maria Lúcia Chicapa.

Tempo

Multimédia