Províncias

Bié tem verba disponível para o saneamento básico

Afonso Belo| Cuito

O Governo Provincial do Bié tem este ano disponíveis mais de 360 milhões de kwanzas para reforçar o programa de saneamento básico em todos os municípios, disse o director em exercício do Gabinete de Estudo e Planeamento (GEP).

Francisco Sachilombo, que fez a revelação a propósito da descentralização da verba destinada às Administrações Municipais, afirmou que os municípios de Camacupa, Chinguar e Andulo receberam, cada um, 22 milhões de kwanzas e Nharea, Cuemba, Cunhinga, Catabola e de Chitembo, 18 milhões. O responsável do GEP do Governo do Bié referiu que os municípios com menos verbas têm pouca densidade populacional e por isso produzem também resíduos sólidos em quantidades inferiores.
Sobre as verbas atribuídas ao Cuito salientou que é o município que produzi mais lixo por ter mais de 500 mil habitantes.
Com as verbas disponibilizadas, disse Francisco Sachilombo, espera-se que sejam ultrapassados os vários constrangimentos registados a nível de saneamento básico nas sedes municipais.

Tempo

Multimédia