Províncias

Bié vai dispor de posto de enchimento de gás

Delfina Victorino | Cuito

A província do Bié vai dispor este ano de um posto de enchimento de gás. A unidade será erguida na comuna do Cunje, a cerca de sete quilómetros da cidade do Cuito, anunciou ontem o director da Sonagás na região.

Venda de gás vai ser mais facilitada na região
Fotografia: Jornal de Angola

Francelino Salvador salientou que a construção do posto de enchimento tem lugar na sequência de um trabalho de levantamento feito pelos responsáveis da Comissão Executiva da Sonagás, que constatou que existe escassez de gás a nível da província do Bié.
O responsável salientou que, em face do aumento populacional no Bié, o número de garrafas recebidas hoje não corresponde a procura, uma vez que anteriormente o consumo diário de garrafas era de 1.500 e actualmente é de 2.700.
O director da Sonagás no Bié disse que antes só o Cuito possuía agências revendedoras. Hoje, os demais municípios da província já contam com postos de revenda, incluindo algumas comunas, como Calussinga e Chipeta.
O Bié possui actualmente 27 postos de venda de gás. Actualmente, a província depende do posto de enchimento da província do Kuando-Kubango, que produz um número maior de garrafas, tendo em conta os seus poucos consumidores. O responsável referiu ainda que a instituição escolheu erguer o posto na comuna do Cunje, tendo em conta a existência da estação dos Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB), por permitir a transacção comercial do produto.

Tempo

Multimédia