Províncias

Brigadas de registo nas escolas do Bié

Matias da Costa | Cuito

A delegação provincial da Justiça e dos Direitos Humanos no Bié implementou brigadas fixas para emissão de assento de nascimento nas escolas do I e II ciclos do ensino primário, no quadro do projecto "Nascer com registo e estatística vitais", informou ontem o  delegado provincial da Justiça e dos Direitos Humanos.

“Nascer com registo” chega às comunidades da província
Fotografia: Nilo Mateus | Edições Novembro

Mateus Balanga referiu que as escolas primárias dos bairros Catemo, Camalaia e Cangoti, na cidade do Cuito, são as primeiras a beneficiar das referidas brigadas, que são extensiva posteriormente às demais instituições escolares da província. O programa prevê realizar cerca de 80 assentos de nascimento diários por estabelecimento escolar,  assegurou Mateus Balanga, que referiu que as acções desenvolvidas nos centros maternos e nas escolas interligam-se e dão sustento as actividades da conservatória civil, por meio do sistema informatizado.
Mateus Balanga, que não avançou o número de brigadas criadas, garante que o processo vem promover o direito ao registo e facilitar o enquadramento de mais alunos no sistema de ensino.

Tempo

Multimédia