Províncias

Calussinga conta com mais uma escola

José Chaves | Calussinga

Uma escola do I e II Ciclo do ensino secundário, com 12 salas, foi inaugurada na semana finda, na sede comunal de Calussinga, município do Andulo, província do Bié.

Durante o acto inaugural, o governador do Bié, Boavida Neto, afirmou que a nova escola vai albergar 1.­512 alunos, em dois turnos.
O governador garantiu que as autoridades vão continuar a construir escolas, para reduzir o número de crianças fora do sistema educativo.Boavida Neto considerou que a construção de escolas é uma obrigação do Governo, que tem como propósito resolver de forma definitiva os problemas que o sector da Educação enfrenta.
No âmbito do programa de expansão de infra-estruturas escolares, o Governo Provincial do Bié procede a mais inaugurações ainda neste semestre.
A administradora comunal de Calussinga, Faustina Mbundo, considerou de extrema importância a construção de escolas, para facilitar a inserção de mais alunos no sistema de ensino. O sector da Educação na comuna tem vindo a melhorar significativamente, com a aplicação de programas que visam a construção de várias infra-estruturas escolares em todas as localidades da região.
Ainda na comuna de Calussinga, o governador visitou as obras de construção do projecto habitacional de 15 residências e manteve contactos com os membros da administração, aos quais transmitiu orientações pertinentes sobre o desenvolvimento de projectos sociais na localidade.
A comuna de Calussinga tem 39 escolas e controla cerca de 192 professores. No presente ano lectivo estão matriculados, da iniciação ao II Ciclo do ensino secundário, 7.453 alunos. 

Tempo

Multimédia