Províncias

Capital do Bié em franco crescimento

Sergio. V. Dias

Cuito, a capital da província do Bié, celebra hoje, 31 de Agosto, 88 anos de existência. Outrora denominada Silva Porto, ascendeu à categoria de cidade em 1925. Hoje são visíveis os sinais de progresso, com a construção de infra-estruturas sociais.

Cidade do Cuito vai conhecendo dias melhores com a realização de vários projectos sociais
Fotografia: Jornal de Angola

Com o alcance da paz, em 2002, o governo da província lançou importantes programas que permitiram dar dignidade à cidade e aos seus habitantes. De lá para cá, o Cuito foi conhecendo melhorias significativas e os serviços sociais básicos à população passaram a funcionar em pleno.
A recuperação das infra-estruturas sociais e económicas e a melhoria das condições de vida da população estão à vista de todos. O administrador municipal do Cuito, Avis Agostinho Vieira, diz que houve melhorias em todos sectores, sobretudo na educação e saúde com a construção de escolas, hospitais, centros e postos médicos.
 Nos últimos anos, foram também construídos hotéis, pensões, estabelecimentos comerciais, agências bancárias, estruturas administrativas e económicas. A recuperação do Caminho-de-Ferro de Benguela permite fazer a ligação ao litoral e à fronteira do Luau, no Moxico, permitiu ainda mais alicerçar o desenvolvimento.
Dentro do programa das festividades, foi realizado um fórum provincial de auscultação à juventude e um seminário sobre a realidade da região. O administrador municipal, Avis Agostinho Vieira, disse que o município se transformou num canteiro de obras com a construção de novas infra-estruturas, para oferecer aos munícipes qualidade de vida.
O regedor Afonso Viti destacou os ganhos alcançados na capital do Bié, nesta era de paz. Lembrou que foram cumpridos os rituais das festas da cidade do Cuito.
Com uma população de 470 mil habitantes, a capital do Bié é limitada a Norte pelos municípios de Cunhinga e Catabola, a Este por Camacupa, a Sul pelo Chitembo e a Oeste pelo Chinguar.
Para além da sede municipal, a antiga cidade de Silva Porto conta com as comunas do Cunje, Trumba, Cambândua e Chicala.
A agricultura é a principal actividade dos habitantes da província do Bié.

Tempo

Multimédia