Províncias

"Caravana da Saudade" junta naturais e amigos

Sérgio V. Dias | Cuito

Naturais, amigos e descendentes da província do Bié realizam entre os dias 25 e 28 do corrente mês uma excursão, por estrada, à cidade do Cuito, designada “Caravana da Saudade”, apurou, ontem, o Jornal de Angola, junto da organização do certame.

A referida excursão insere-se nas festividades do Bié,  que este ano vão na sua quarta  edição após ganhar formato provincial, face à coincidência de datas das comemorações dos municípios do Cuito, Nharea e do Chinguar, a 31 de Agosto.
A capital biena, Cuito, a título particular, completa dia 31 deste mês 91 anos desde a sua elevação à categoria de cidade.
No rol das actividades a serem desenvolvidas pelo grupo de excursionistas, consta a entrega de livros para a biblioteca de lares de órfãos, assim como bolas à Direcção Provincial da Juventude e Desportos, com vista à massificação de várias modalidades.
À margem destas actividades, estão programados, pelo grupo de excursionistas naturais, amigos e descendentes do Bié, um almoço de confraternização com crianças das Casas Lares do Cuito, assim como uma “farra da saudade” no restaurante Miguel Filipe. A 27 de Agosto, antes do regresso dos excursionistas aos seus pontos de origem no dia 28, realiza-se no mesmo restaurante o programa intitulado “Bons Tempos”, com um espaço de antena de 120 minutos, na Rádio Bié, para homenagear ex-atletas e dirigentes desportivos. 
Localizada no centro do país, a província do Bié tem uma área de 70.314 quilómetros quadrados e uma população estimada em mais de 1 milhão e 500 mil habitantes, que se dedicam essencialmente à actividade agrícola.
Além da sua capital, o Cuito, o Bié conta ainda com os municípios do Andulo, Camacupa, Catabola, Chinguar, Chitembo, Cuemba, Cunhinga e Nharea.
A província, com formato equiparado ao de um coração e, curiosamente, batendo bem no centro do país, dispõe de um tamanho comparável ao de Portugal e faz fronteira a Norte com o Cuanza Sul, Malanje e Lunda Sul. No seu corredor Este, faz fronteira com a vizinha província do Moxico, a Sul com o Cuando Cubango e a Oeste com a Huíla e o Huambo.

Tempo

Multimédia