Províncias

Centro de Saúde foi inaugurado

José Chaves| Cassumbe

Um centro de saúde com capacidade para 30 camas que abrange uma população de mais de 23 mil habitantes do município do Andulo, no Bié, começou a funcionar esta semana.

Um centro de saúde com capacidade para 30 camas que abrange uma população de mais de 23 mil habitantes do município do Andulo, no Bié, começou a funcionar esta semana.
Inaugurado pelo governador provincial do Bié, Boavida Neto, a unidade clínica presta serviços de medicina, pediatria e consultas pré-natais. O administrador comunal de Cassumbe, Ernesto Saco, salientou que o centro conta ainda com um consultório de medicina geral, salas de urgência, de parto e farmácia.
A par do centro de saúde, o governador inaugurou uma escola do ensino primário com seis salas, uma residência protocolar com capacidade para alojar 12 funcionários do Estado, um ponto de água com sistema de painel solar, residências do administrador comunal e do seu adjunto.
O sector da Educação dispõe de 18 escolas e 83 professores.
A comuna tem um sistema de captação, tratamento e distribuição de água, cujo tanque possui uma capacidade para 2.200 litros, quatro chafarizes e igual número de torneiras domiciliares.
A iluminação pública a nível da comuna de Cassumbi é garantida por um grupo gerador com capacidade para 40 KVA.
O governador Boavida Neto garantiu que as autoridades provinciais vão continuar a desenvolver esforços na construção e reabilitação de infra-estruturas sociais, como escolas, postos de saúde, estradas, pontes, casas, sistemas de fornecimento de água potável e energia eléctrica, com o objectivo de melhorar as condições de vida das populações.
A comuna de Cassumbi,  situado  a  norte  do Andulo, é uma localidade que apresenta uma extensão de 2.100 quilómetros quadrados.

Tempo

Multimédia