Províncias

Centro materno infantil já tem bloco operatório

João Constantino | Cuito

O centro materno infantil do Cunge, no município do Cuito, Bié, vai contar em breve com bloco operatório para atender as mulheres com complicações durante o período de gestação.

As mulheres com complicações durante o período de gestação vão ser melhor atendidas
Fotografia: Jornal de Angola

O referido serviço vai estar à disposição da comunidade a partir do dia 31 de Agosto, data prevista para a sua inauguração.
O director provincial da Saúde do Bié, João Campos, referiu que este serviço vai contar com um médico especializado em obstetrícia e um anestesista, para acudir casos graves de mulheres grávidas.
Com a  construção deste bloco operatório, o município do Cuito vai passar a dispor de três unidades especializadas em cirurgia de mulheres grávidas.
João Campos disse que o apetrechamento das unidades hospitalares resulta de um esforço do Governo, que pretende melhorar os serviços municipalizados de Saúde e oferecer tratamento de qualidade às pacientes. “Estão a ser feitas outras obras e apetrechados os laboratórios dos centros e postos de Saúde em todos os municípios. Os técnicos estão a ser formados para darem respostas imediatas às situações que possam surgir”, disse.
O director provincial da Saúde no Bié assegurou que o apetrechamento das unidades sanitárias na província tem contribuído para a redução de transferências de doentes para os hospitais do Huambo e de Luanda.
Na segunda-feira, o governador Boavida Neto visitou algumas dessas unidades para se inteirar do seu funcionamento.
No Hospital Geral do Bié, o governador avaliou o funcionamento do pavilhão para o tratamento do sarampo e verificou o estado da construção de mais uma nave para internamento de pacientes.

Tempo

Multimédia