Províncias

Chuvas no Bié antecipam boa colheita

O responsável da Confederação Nacional das Associações dos Camponeses Angolanos (UNACA) no Bié prevê uma boa colheita, resultante dos investimentos feitospelos camponeses.

Técnicos da UNACA realizam visitas regulares aos campos agrícolas dos municípios para avaliar o desempenho dos agricultores e da pro
Fotografia: Nilo Mateus

Mariano Sassoma garantiu à Angop que a regularidade das chuvas que caem sobre esta região constitui motivo de satisfação. “As chuvas estão a cair muito bem e os nossos agricultores também continuam a fazer a sua actividade normal. Não temos razões de queixa, durante este período de preparação dos solos”, referiu.
Segundo Sassoma, a UNACA, em parceria com o Sector deAgricultura, realizam visitas regulares aos campos agrícolas dos municípios para avaliarem o desempenho dos agricultores e da produção.
Daquilo que têm constatado, segundo o responsável, há indicadores que levam a concluir que haverá uma boa colheita.
Sem revelar os hectares de terra cultivados, o responsável da UNACA referiu que o incremento da actividade agrícola prova a aposta no combate à fome e à pobreza nas comunidades rurais.
A província do Bié, situada ao sul de Angola, tem uma população  estimada em 1.338.923 habitantes, a maioria camponeses distribuídos por nove municípios: Cuito, Andulo,Nharêa, Cunhinga, Catabola, Camacupa, Cuemba, Chitembo e Chinguar. Os camponeses cultivammandioca, amendoim, milho, gergelim, batata-doce e rena, feijão, arroz, soja, hortaliças e fazem a  criação de gado, pesca e a caça.

Educação no Cunje

O administrador adjunto da comuna do Cunje, Jaime Isidro, mostrou-se satisfeito com o crescimento do sector da Educação na região, devido o aumento de infra-estruturas escolares e elevação da qualidade de ensino.
Em declarações à Angop, a propósito da situação académica na região, o responsável reconheceu que a qualidade de ensino no Cunje está aumentar, devido ao empenho dos professores e a construção de salas de aulas.
No presente ano lectivo estão matriculados mais de 30 mil alunos nos diferentes sub-sistemas de ensino. A comuna do Cunje, localizado a sete quilómetros da cidade do Cuito, a capital da província do Bié.
 A região  conta actualmente  com 146 escolas do I e II Ciclo do Ensino Secundário e o serviço de 510 professores, número insuficiente.

Tempo

Multimédia