Províncias

Colocados mais semáforos em diversas ruas

Os automobilistas da cidade do Cuito, capital da província do Bié, estão satisfeitos com o aumento de semáforos em várias ruas.

Colocação de semáforos em ruas da cidade do Cuito melhora o trânsito e evita acidentes
Fotografia: Edson Fabrízio| Cuito

A Angop informa que os sinais luminosos são colocados nos entroncamentos e cruzamentos das ruas Sagrada Esperança, Padre Fildago e Raimundo Serrão, projecto que abrange outras ruas da cidade do Cuito.
O director da Associação do Movimento Rodoviário de Moto-Táxi (AMONTRAG), Belchior Vardelene, louvou a iniciativa da Administração Municipal, tendo apelado para o projecto abranger outras ruas, como a rua Joaquim Kapango, que dá acesso ao Aeroporto com o mesmo nome, na qual se registam constantemente acidentes de viação.
O condutor Eduardo Martins disse que a colocação de mais sinais luminosos está a abrandar a “agitação” no trânsito, em especial nos locais junto às escolas.
O director da Viação e Trânsito no Bié, superintendente-chefe José Carneiro “Cuvanza”, disse que o projecto resulta da recomendação da primeira reunião do Conselho de Ordenamento do Trânsito, realizado no primeiro trimestre deste ano. Desde o início do projecto, em 2012,  foram já colocados 124 semáforos.
Por outro lado, Belchior Vanderlene confirmou a retomada das aulas de condução aos "kupapatas", que visam capacitá-los em matéria de trânsito.
A paralisação de 15 dias deveu-se à criação de condições adequadas para albergar os mais de 700 moto-taxistas que por fases recebem aulas de condução, acrescentou Belchior Vanderlene.
As aulas de condução aos moto-taxistas são ministradas no campo dos Eucaliptos, afecto ao Club Sporting do Bié, no Cuito.
Os moto-taxistas recebem aulas durante três meses, com base em línguas nacionais (umbundo e ganguela). Os motociclistas recebem depois carta de condução, para exercerem legalmente a actividade.

Tempo

Multimédia