Províncias

Construção de escolas na fase final

Delfina Victorino| Cuito

A província do Bié necessita de pelo menos 11.565 salas de aulas para acolher 70.133 crianças que se encontram fora do sistema normal de ensino em toda a região, uma situação que preocupa o Governo Provincial, disse ontem o director provincial da Educação, Basílio Caetano.

O Governo Provincial está a envidar esforços para construir mais estruturas escolares de raiz para satisfazer a demanda.
Cerca de 1.968 salas de aulas estão sem tecto, dificultando o processo docente educativo e a qualidade de ensino e aprendizagem, principalmente no primeiro ciclo de ensino.
O director provincial da Educação afirmou que 2.363 salas de aulas são improvisadas, com chapas e materiais rudimentares, para se evitar a paralisação das aulas e ajudar a reduzir o número de crianças fora do sistema normal de ensino.
 As escolas em construção estão na fase final das obras e podem albergar os alunos que se encontram a estudar em condições precárias.
O Governo Provincial possui um projecto para a construção de escolas primárias do primeiro ciclo de ensino em todas as comunas, para eliminar as longas distâncias percorridas.
Em relação ao ensino secundário não existem muitos problemas de infra-estruturas no interior da província. Em todas as sedes municipais existem estruturas escolares do segundo ciclo do ensino secundário, apresentando apenas dificuldades na existência de professores.

Tempo

Multimédia