Províncias

Construção de habitações para os quadros do Estado

José Chaves | Andulo e Kayila Silvina | Mbanza Congo

Em cada um dos nove municípios do Bié começam este ano a ser construídas 50 casas para quadros do Estado, anunciou o director provincial de Obras Públicas e urbanismo.

Quadros da função pública no Bié e no Zaire com melhores condições de habitabilidade
Fotografia: José Chaves

André Caquarta, que fez a revelação durante uma visita do governador provincial, Boavida Neto, ao Andulo, referiu que também vão ser construídas casas com o mesmo objectivo em algumas comunas e que a iniciativa se enquadra no Programa de Investimentos Públicos.
As cem casas sociais, que estão a ser construídas em Cuemba, Chitembo, Chinguar, Cunhinga, Camacupa, Catabola e Nharea, onde vão ser instaladas redes de abastecimento de água e de electricidade, além de outros equipamentos sociais, afirmou, estão praticamente concluídas. O administrador do Andulo disse que as 50 casas destinadas ao município vão ser construídas nas comunas de Calussinga, Chivaulo e Cassumbi, Cangalo, Chicumbi e Buanga.
Misés Cachipaco declarou que vai ser construída uma escola de 12 salas no bairro Tecnil e outra igual na comuna de Calussinga. O governador provincial nesta deslocação ao Andulo assistiu à colocação da primeira pedra da sede do Comando da Polícia Nacional.
 
Obras no Zaire

 Um condomínio, com 150 habitações, está em construção na localidade de Cunga a Paza, a cinco quilómetros da cidade de Mbanza Congo, província do Zaire.
A conclusão da primeira fase do projecto está prevista para Junho próximo. O responsável do projecto, Francisco Abílio Lubamba, esclareceu que a primeira fase contempla a construção de 50 residências e a segunda 100.
As casas, segundo Francisco Abílio Lubamba, destinam-se aos quadros que pretendem  trabalhar na província do Zaire.
Trata-se de um complexo residencial de qualidade, minuciosamente projectado, no intuito de proporcionar condições condignas de habitabilidade aos futuros moradores.  O referido condomínio tem todas as infra-estruturas técnicas, lojas, campo desportivo e espaços de lazer.

Tempo

Multimédia