Províncias

Cresce número de membros da Ordem dos Enfermeiros

Matias da Costa | Cuito

A Ordem dos Enfermeiros tem inscritos 1.300 profissionais na província do Bié, disse o responsável local daquela associação.

As novas metodologias de trabalho dos enfermeiros melhoram o atendimento à população
Fotografia: Jornal de Angola |

Eduardo Caiangula referiu que esse número representa um crescimento considerável de filiados, o que se deve ao aumento do número de instituições de saúde na província.
Numa palestra que marcou a abertura das festividades do Dia do Enfermeiro, a assinalar-se a 12 do corrente, o responsável disse que a instituição tem recebido, com regularidade, muitos novos técnicos de saúde.
Na palestra, que se baseou no tema “Tecnologias de enfermagem e interacções medicamentosas”, foram também abordados as principais dificuldades que se apresentam ao exercício da actividade de enfermeiro na província.
Eduardo Caiangula disse que os profissionais e estudantes do ramo devem continuar a pautar-se por uma postura profissional e apostarem na formação contínua.
O responsável da Ordem dos Enfermeiros no Bié disse ainda que o Governo local estuda formas para estimular os profissionais que laboram em zonas consideradas isoladas com o pagamento de subsídios. A chefe dos recursos humanos da direcção da Saúde do Bié, Helena Lopes, reconheceu os avanços registados no sector, referindo que o Executivo tem vindo a requalificar os serviços de enfermagem.
Helena Lopes acrescentou que as novas metodologias de trabalho no ramo de enfermagem e a capacitação de quadros tem resultado numa melhor prestação de serviços por parte dos enfermeiros e técnicos de saúde.

Tempo

Multimédia