Províncias

Cresce o número de seropositivos

Delfina Victorino | Cuito

Um total de 572 novos casos positivos de VIH/Sida foi notificado na província do Bié, entre Janeiro e quinta-feira, em diversas unidades sanitárias e centros de aconselhamento e testagem voluntária (CATV), informou o chefe de departamento de saúde pública e controlo de endemias.

Eduardo Óscar Bambi, que falava durante o seminário de formação para a expansão e implantação dos serviços de VIH/Sida, disse que, no período em análise, foram testadas 34.994 pessoas, na sua maioria mulheres.
Acrescentou que 50 por cento dos casos diagnosticados com o vírus são grávidas, o que tem preocupado as autoridades sanitárias.
O chefe de departamento de saúde pública e controlo de endemias avançou que a província do Bié possui 48 unidades hospitalares e centros de testagem voluntária de VIH/Sida, o que permite às pessoas fazerem os testes sem sobressaltos.
Para reduzir os casos de morbi-mortalidade, o Programa de Luta contra a Sida tem realizado palestras esclarecimento e aconselhamento para as pessoas adoptarem medidas preventivas. Ao longo do ano, o programa de luta contra a doença procedeu à distribuição de milhares de preservativos, panfletos, folhetos e livros, sobre os males e as formas de prevenção do vírus da Sida.

Tempo

Multimédia