Províncias

Crescem acções de prevenção de enfermidades

Delfina Victorino | Cuito

As autoridades sanitárias da província do Bié pretendem reforçar as acções de prevenção contra as doenças oportunistas que afectam a população na época chuvosa, disse ontem, na sede provincial, o responsável do departamento de Saúde Pública e Controlo de Endemias.

Isaías Sambunga Cambissa defende um esforço colectivo, de forma multissectorial, com o objectivo de informar as famílias sobre as práticas de prevenção.
O responsável aclarou que, nesta época, várias patologias surgem e as unidades sanitárias ficam abarrotadas por falta de prevenção por parte de determinados populares.
De acordo com o perfil epidemiológico da província, na época de Cacimbo, os casos de malária, por exemplo, reduziram satisfatoriamente, devido à redução de mosquitos e outros factores que provocam a doença, disse. />O responsável do departamento assegurou que há necessidade de a população colocar em prática as medidas e meios de prevenção. As doenças respiratórias agudas e as provenientes do consumo de alimentos e de água imprópria também são frequentes nesta época chuvosa, principalmente nas comunidades, esclareceu o responsável.
Isaías Cambissa garantiu que o trabalho de fumigação vai continuar, de forma intra e extra-domiciliar, incluindo a distribuição de outros meios que visam reduzir a população de mosquitos.

Tempo

Multimédia