Províncias

Crianças vacinadas

Delfina Victorino| Cuito

A campanha de vacinação contra a pólio e sarampo, bem assim como a aplicação da dose de vitamina A em todas as localidades do Bié, contou com a participação de 286 equipas e 1.077 pessoas.

Divulgação dos riscos do sarampo foi assegurada durante a campanha de vacinação
Fotografia: Santos Pedro

O facto foi anunciado à imprensa pelo director da Saúde, João Campos, durante o relatório de balanço da campanha.
De acordo com o director provincial da Saúde do Bié, 587.599 crianças dos seis meses aos dez anos de idade foram vacinadas contra o sarampo.
Em relação à vacina contra a poliomielite, o responsável da Saúde referiu que 542.062 crianças menores de cinco anos de idade tiveram acesso.
A manutenção da cadeia de frio para a conservação adequada de vacinas a todos os níveis fez parte dos aspectos gerais da campanha de vacinação, segundo João Campos.
A divulgação dos riscos do sarampo, assim como a sensibilização da população sobre a forma como se manifesta a doença e as formas de prevenção foram asseguradas durante a actividade da campanha de vacinação.
Para o cumprimento da campanha em todas as localidades, João Campos disse que foi necessário fazer o recrutamento voluntário nos bairros, que ajudaram os técnicos de Saúde, assim como efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA). A Polícia Nacional, os enfermeiros dos ramos privados e agentes comunitários também colaboraram para a cobertura da última campanha de vacinação, segundo João Campos.
“O engajamento de várias sensibilidades da sociedade, com realce para as autoridades tradicionais, entidades eclesiásticas e a sociedade em geral, permitiu que os objectivos dessa campanha fossem materializados”, disse.
O refrescamento e capacitação dos integrantes das equipas, mobilizadores e supervisores das áreas durante cinco dias antes do início da campanha foi tido em conta para alcançar os objectivos preconizados.

Tempo

Multimédia