Províncias

Cuito e Andulo com maior nível de analfabetismo

Delfina Victorino | Cuito

Os municípios do Cuito e do Andulo são as localidades do Bié com maior nível de analfabetismo, segundo o director do Gabinete Provincial da Educação. António Manuel disse ao Jornal de Angola que 233 mil adultos foram matriculados e inseridas este ano no Programa de Alfabetização, para reduzir o número de pessoas iletradas na região.

O Programa de Alfabetização, acrescentou, conta com 71 alfabetizadores voluntários e com 309 facilitadores contratados pelo sector da Educação. António Manuel esclareceu que a dívida relativa ao pagamento dos subsídios aos alfabetizadores foi liquidada apenas até ao ano de 2015, faltando os anos seguintes. O director provincial da Educação lembrou que o Governo angolano pretende reduzir de 48 por cento para oito por cento o nível de analfabetismo no país.
Segundo o vice-governador para Área Técnica e Infra-estrutura, José Tchatuvela, o Governo Provincial pretende criar condições de trabalho para os alfabetizadores em todos os municípios do Bié.
A administradora municipal-adjunta do Cuito, Ângela Ucuaianga, defende maior valorização de todos que procuram ajudar na eliminação do analfabetismo.

Tempo

Multimédia