Províncias

Cuito vai ter hospital moderno

Delfina Victorino| Cuito

O Hospital Geral do Bié, localizado no Cuito, capital da província, carece de condições de atendimento ao público devido à crescente procura populacional pelos serviços desta unidade sanitária, informou à imprensa Avis Agostinho Vieira.

Avis Vieira administrador municipal do Cuito
Fotografia: Edson Fabrízio|Cuito

O administrador municipal do Cuito lembrou que o actual hospital provincial foi construído nos anos 50 do século passado e não permite  hoje uma segurança e comodidade total aos doentes e profissionais que alí laboram.
Avis Agostinho Vieira salientou que com a incapacidade de atendimento da unidade sanitária, o Governo Provincial do Bié, em colaboração com o Ministério da Saúde, aprovou já a construção de um novo hospital geral de raiz para dar melhor resposta aos serviços destinados aos utentes.
O responsável máximo do município do Cuito esclareceu por outro lado que hospital provincial não apresenta actualmente as condições que satisfaçam o atendimentos da procura populacional nesta localidade.
De acordo com o responsável do Cuito, o Governo central tem, no seu programa de construção, a abertura de um novo hospital provincial do Bié com maior dimensão e que vai contar com diferentes especialidades e condições modernas de funcionamento.
“Os centros de saúde nas comunas foram criados para desafogar a densidade populacional no nosso hospital provincial, que tem uma estrutura antiga e espaço insuficiente para atender pacientes provenientes de todos os municípios”, disse Avis Vieira. O administrador municipal do Cuito lembrou também que neste momento mais de trinta unidades sanitárias de pequenas dimensões, com capacidade de trinta camas, estão a ser construídas em toda a extensão do Cuito.
“Foi promovida igualmente a abertura de postos de saúde em algumas embalas e aldeias para encurtar as distâncias percorridas pelos populares de determinadas localidades na busca dos serviços de sanidade”, afirmou o administrador Avis Agostinho Vieira.
Em relação ao programa de combate à pobreza, o administrador municipal assegurou que os novos bairros periféricos da cidade do Cuito vão ter as condições básicas instaladas dentro de algum tempo.
Essa condições, acrescentou, vão desde a reabilitação das vias ao fornecimento de água e de energia eléctrica, assim como outros serviços habitacionais. O administrador municipal do Cuito afirmou que está também a ser feito um trabalho de colocação de esgotos nas vias secundárias e terciárias dos bairros novos adjacentes ao município.

Tempo

Multimédia