Províncias

Cultivo de ananás na região com tendência a aumentar

José Chaves| Cunhinga

A administradora municipal do Cunhinga, 30 quilómetros a norte da cidade do Cuito,  convidou ontem os camponeses da  circunscrição a relançarem a produção de ananás naquela região do centro do país, onde os níveis de cultivo ainda são considerados muito baixos.

Região quer voltar aos tempos áureos em que eram produzidas muitas toneladas de ananás
Fotografia: Santos Pedro| Edições Novembro

Celeste Adolfo, que falava ao Jornal de Angola, defendeu a necessidade de os camponeses daquela municipalidade voltarem a aumentar a produção de ananás, para abastecerem outras localidades da província e do país. A região do Cunhinga, acrescentou, já foi grande produtora de ananás, um movimento quebrado pelo conflito armado, recordou a administradora municipal, para quem, em tempo de paz efectiva, não há nenhum inconveniente em retomar a produção desta fruta. />Os pequenos agricultores de frutas  do município do Cunhinga defendem a instalação de uma fábrica de transformação de frutas, para evitar a deterioração da maior parte dos produto nos campos agrícolas.
Anualmente são colhidas na região mais de 300 toneladas de laranja, tangerina, limão, banana e morango, com destaque para o ananás que, segundo a administradora Celeste Adolfo, pode ser transformado em fruta em calda ou sumo.

Tempo

Multimédia