Províncias

Defendida governação participativa

Delfina Victorino

Munícipes do Cunhinga, na província do Bié, aconselham a nova administradora, Carolina Vihemba, de quem esperam muito trabalho e dedicação, a dar prioridade à proximidade com a população, para identificar e resolver com rapidez os principais problemas.

Fotografia: DR

A nova administradora do Cunhinga, município potencialmente agrícola, foi apresentada quinta-feira à população, que se dedica essencialmente ao cultivo de frutos, cereais e hortícolas.
O ananás é uma das frutas que caracteriza o perfil da agricultura da localidade, onde os camponeses precisam de mais incentivos para aumentar a produção, apesar das dificuldades no escoamento dos produtos agrícolas, para as principais áreas de consumo. O cultivo de trigo já esteve na agenda de programas de actividades agrícolas do município do Cunhinga, mas a produção é ainda insignificante.
O feijão, o milho, a batata rena e frutas são os produtos cultivados com maior intensidade no município do Cunhinga, tendo em conta a fertilidade do terreno.
Mariano Canjaia, de 43 anos, funcionário público, natural do município do Cunhinga e residente no Cuito, disse que espera ver mais estruturas sociais naquela circunscrição, tendo em conta a estrutura geográfica que dá acesso aos municípios do Andulo e Nharêa.
Fernanda Covihe, de 35 anos, licenciada em psico-pedagogia e professora do ensino primário no município do Cunhinga, é de opinião de que há a necessidade de se investir mais nas estruturas escolares daquele município em particular. Para a professora do ensino primário,a existência de crianças a estudarem ao relento é um problema que deve ser resolvido o mais rápido possível.
João Nacunhenhe, 53 anos, proprietário de um campo de cultivo na comuna do Belo Horizonte, espera mais apoios da Administração Municipal, para minimizar a escassez de inputs agrícolas, um dos problemas que os camponeses daquela circunscrição enfrentam.
O agricultor esclareceu que o surgimento do comboio veio facilitar o escoamento dos produtos do município para várias localidades do país. Maria Gonçalves, outra munícipe do Cunhinga, explicou que espera pelo surgimento de mais estruturas sociais, económicas e administrativas, para melhorar a qualidade de vida da população da região.

Tempo

Multimédia