Províncias

Dezenas de fazendas no município

Pelo menos 60 fazendas são criadas, no prazo de três anos, no município de Nharêa, 175 quilómetros a norte da cidade do Cuito, no âmbito do Projecto Terra do Futuro, desenvolvido pelo Executivo, em parceria com o Banco de Desenvolvimento Angolano (BDA).

A informação foi prestada à Angop pela administradora municipal, Maria Lúcia Chicapa, que sublinhou que o projecto visa contribuir para o desenvolvimento da agricultura e das condições de vida dos camponeses da região.
Para este ano está prevista a criação de dez fazendas e o investimento permite reduzir a importação de alimentos, principalmente os produzidos no país em grande escala.
O programa Terra do Futuro foi lançado em Fevereiro e ocupa uma área de 250 hectares. Neste momento, 100 pessoas trabalham no Projecto, maioritariamente jovens.
O Governo Provincial do Bié e o BDA assinaram no mês de Fevereiro, no município de Nharêa, um protocolo para a aplicação do Projecto, que visa a promoção do desenvolvimento socioeconómico da região, através da execução de actividades agrícolas.
O projecto tem como propósito proporcionar o desenvolvimento social do país, associando-se a outros planos socioeconómicos que devem ser executados em várias províncias de Angola.
O município da Nharêa tem uma população estimada em mais de 60 mil habitantes, maioritariamente camponesa e que se dedica ao cultivo do milho, feijão, café arábica, hortícolas e à pecuária.

Tempo

Multimédia