Províncias

Direitos humanos debatido no Cuito

Membros da sociedade civil da província do Bié participam até hoje, na cidade do Cuito, nas IV jornadas monográficas sobre os direitos humanos, género e meio ambiente, acção promovida pela Cruz Vermelha de Angola, em parceria com a sua congénere Espanhola.

Durante o encontro , os participantes vão abordar os direitos humanos e a constituição de Angola e os conceitos fundamentais, o papel da família na preservação das condutas desviantes.
Temas ligados a terra no contexto da agricultura familiar e os desafios para a promoção da segurança alimentar e desenvolvimento rural em Angola, os comités provinciais de direitos humanos como mecanismo nacional de defesa dos direitos humanos, fazem ainda parte do evento.
 Os participantes  discutem os efeitos negativos resultantes das práticas das queimadas sobre o meio, o sistema de serviço dos direitos humanos, o género e o desenvolvimento socioeconómico.

Pessoas com deficiência />
No centro ortopédico do Cuito foram assistidas nos primeiros cinco meses deste ano 3.247 crianças e adultos com deficiências e fabricadas 68 próteses, refere um relatório do sector da Saúde divulgado ontem.
O documento salienta igualmente que no mesmo período o centro entregou três cadeiras de rodas e 44 pares de muletas e prestou tratamento ambulatório a 1.087 pessoas.
O chefe de repartição municipal de Saúde disse à Angop que “os cuidados primários registaram melhorias” com a concretização de várias acções. Jaime Horácio esclareceu que o Programa de Municipalização da Saúde tem melhorado atendimento ao público.

Tempo

Multimédia