Províncias

Distribuição de água chega a mais bairros

Mário de Carvalho e João Constantino | Cuito

A segunda fase dos trabalhos para o abastecimento de água à cidade do Cuito, província do Bié, arrancou com a construção de um novo sistema de captação, tratamento e distribuição no rio Cuquema.

Fotografia: DR

A infra-estrutura, com capacidade para bombear 648 metros cúbicos por hora, vai servir também bairros periféricos.

O director do Gabinete Provincial de Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Abel Guerra, recordou que, no âmbito do abastecimento de água à cidade, já foram feitas 1.500 ligações domiciliares nos bairros Militar, Jele, Azul 1 e 2. “As obras estão bastante avançadas e já foram efectuados alguns ensaios no sistema de bombagem de água bruta para a zona de tratamento. A empresa chinesa contratada para o efeito está a trabalhar na instalação de equipamentos electromecânicos”, afirmou.
O responsável informou que, nos próximos meses de Outubro e Novembro, quando o projecto estiver concluído , serão realizadas mais cinco mil ligações. Ainda este ano, adiantou Abel Guerra, serão feitas igualmente o mesmo número de ligações na periferia da cidade, à luz de um outro projecto enquadrado no Programa de Expansão da rede de Água, fruto de uma parceria entre o Governo Provincial e o Banco Mundial.

Contador Pré-pago
A Empresa de Águas do Bié está a colocar contadores pré-pagos em residências na cidade do Cuito.

Tempo

Multimédia