Províncias

Distribuídos lotes à população local

Cerca de 500 lotes de terreno foram distribuídos à população desde o princípio do ano, no município do Chitembo, na província do Bié, pela administração local, no âmbito do programa de auto-construção dirigida, informou Lucas Baptista Sete, funcionário da Administração Municipal.

Referiu que cada beneficiário recebeu um espaço de 30 metros de comprimento e 20 de largura. A administração dispõe de 900 hectares na reserva fundiária de Vinhundo (arredores da sede municipal), que serão brevemente entregues de forma gratuita. A entrega de lotes de terreno, segundo a fonte, vai estimular a construção orientada e melhorar as condições de vida das populações, em termos habitacionais.
O município do Chitembo tem 68.581 habitantes, maioritariamente camponeses.

Aldeia Muenembala

A população da aldeia Muenembala, na comuna de Kiluanje, no Cuanza Norte, carece de um posto de saúde, para a assistência médica e medicamentosa dos cerca de mil habitantes. A necessidade foi manifestada em entrevista à Angop pelo soba da aldeia, Francisco Sebastião Neto.
Disse que a população desloca-se a pé até à sede comunal à procura dos serviços de saúde. Os doentes são transportados de motorizadas ou de tipóia ate à sede comunal, onde se encontra a unidade sanitária mais próxima da aldeia, um trajecto de muito sacrifício e dificuldades, em função do maus estado das via.

Tempo

Multimédia