Províncias

Emitidos milhares de bilhetes de identidade na província

Afonso Belo| Kuito

O director provincial da Justiça do Bié, Mateus Balanga, afirmou sexta-feira que foram emitidos  4 mil e 200 bilhetes de identidade durante o primeiro semestre deste ano pelo sector de identificação local.

O director provincial da Justiça do Bié, Mateus Balanga, afirmou sexta-feira que foram emitidos  4 mil e 200 bilhetes de identidade durante o primeiro semestre deste ano pelo sector de identificação local. Segundo Mateus Balanga, o número de bilhetes emitidos é relativamente reduzido em relação ao que se previa, pelo facto de existir apenas um único posto de emissão de bilhetes, localizado na cidade do Kuito. Informou que, para que os cidadãos não tenham de fazer longas viagens para tratar o bilhete de identidade, o sector tem uma viatura equipada com meios para emissão de bilhetes que se vai deslocar aos municípios e comunas, na perspectiva de atender as populações necessitadas. Esclareceu que o pessoal da viatura já beneficiou da primeira fase de formação para o manuseamento dos equipamentos e aguarda pela última etapa para dar arranque ao processo de emissão de BI. Observou que, relativamente ao registo de nascimento de crianças dos zero aos cinco anos, durante o primeiro semestre foram recenseadas 9 mil 546 crianças, das quais 4 mil 914 do sexo masculino e 4 mil 632 do sexo feminino. Mateus Balanga referiu que os registos de nascimento de menores tiveram lugar nas conservatórias e nos centros maternos e hospitais dos municípios do interior da província.
O responsável da justiça provincial lamentou que muitas famílias, por questões culturais, ainda não estão sensibilizadas a levar os seus filhos aos postos de registo gratuito.

Tempo

Multimédia