Províncias

Ensino médio nas comunas

Os habitantes das comunas de Calussinga, Chivaulo e Cassumbe, município do Andulo, contam com uma instituição do ensino médio. A informação foi prestada pelo administrador municipal do Andulo, Moisés Américo Capapelo Cachipaco.

Fotografia: Jornal de Angola

A abertura da escola responde às inúmeras solicitações dos jovens, que querem aumentar os seus níveis académicos, sem terem de se deslocar para outras regiões da província.
“Havia imensos constrangimentos por parte dos alunos que até ao ano passado tiveram de se deslocar para a sede municipal do Andulo para dar sequência à sua formação académica.
 A situação está resolvida com a abertura de uma instituição do ensino médio”, frisou.
Moisés Américo Capapelo Kachipaco informou que numa primeira fase o regime de ensino foi apenas até à décima classe das escolas de Formação de Professores e o Centro Pré-Universitário. O município do Andulo ganhou este ano sete novas escolas construídas na sede comunal de Calussinga, nas aldeias de Cahatanga, Tchomba, Camunda, Chengue, no bairro Siabra e na sede municipal do Andulo, quatro das quais já em pleno funcionamento. Moisés Américo anunciou para este mês a inauguração de mais três escolas, acção destinada a reduzir o número de alunos fora do sistema de ensino. “Pretendemos reduzir ao máximo o númerso de crianças sem acesso ao ensino”, disse. O município do Andulo possui uma população de 200 mil habitantes distribuídos em quatro comunas, Calussinga, Cassumbe, Chivaulo e sede municipal.

Tempo

Multimédia