Províncias

Ensino pré-escolar no Bié continua a ser prioridade

Mário de Carvalho| Cuito

O Governo Provincial do Bié vai continuar a dar prioridade à execução de programas estratégicos a nível da Educação para permitir a inclusão de mais crianças desfavorecidas no ensino pré-escolar, afirmou, no Cuito, o director do sector.

Governo Provincial aposta no ensino
Fotografia: Jornal de Angola

Basílio Caetano, que falava num encontro com quadros do sector, no qual foi analisado o programa “Educação para Todos até 2015”, disse que a província continua a ter um grande número de crianças sem acesso ao ensino pré-escolar por falta de estabelecimentos próprios, principalmente infantários, e que a situação pode ser resolvida com parcerias público-privadas.
O director provincial da Educação propôs a construção de mais creches e recordou que o Governo Provincial está apostado em fazer que todas as crianças até 2015 frequentem gratuitamente a instrução primária de ensino.
Basílio Caetano lamentou que ainda haja pais que privilegiam os filhos em detrimento das filhas quanto ao estudos e que preferem que elas fiquem em casa a tratar dos irmãos mais novos.
Outro assunto discutido com os quadros do sector da Edducação  local  foi a criação de mais bibliotecas e de laboratórios nas escolas da província. O governador provincial, Boa Vida Neto, pediu aos participantes ao encontro o empenho de todas as forças vivas, a começar pelas famílias, para se conseguir cumprir o programa “Educação para Todos até 2015”
Boavida Neto declarou que falar de educação “é abordar o capital humano, o investimento individual e colectivo, o futuro e a construção do presente”.
“Vamos continuar a trabalhar para  melhorar o sistema de  ensino na província do Bié”, disse.

Tempo

Multimédia