Províncias

Equipamentos de impacto social são inaugurados

João Constantino| Cuemba

A população do Cuemba, no Bié, beneficia de novas infra-estruturas sociais básicas, inauguradas pelo governador provincial do Bié, Boavida Neto.

Entre os empreendimentos entregues à população constam o Jardim Estêvão Calei, uma estrutura moderna com jactos de água, iluminação eléctrica e bancos, construído para aumentar os espaços de lazer na localidade.
Boavida Neto entregou uma moagem para feitura de fuba de milho e de bombó, com capacidade de produzir cinco toneladas por dia. Antes disso, o governador provincial e a sua delegação visitaram a comuna do Sachinemuna, a 75 quilómetros da sede municipal do Cuemba, onde fez a entrega do edifício da administração local.
Uma visita ao Hospital Comunal, a uma escola de seis salas e encontros separados com professores, enfermeiros e autoridades tradicicionais preencheram  a agenda do governador. Nos  encontros, Boavida Neto apelou à preservação das infra-estruturas, promoção de boas práticas e aconslhou os habitantes a reforçarem a produção agrícola, face às potencialidades da comuna.
Sobre o estado das estradas, o governador provincial reconheceu que estas precisam de ser melhoradas, dai que intervenções paulatinas vão ser feitas brevemente, para minimizar a situação.
O município do Cuemba produz arroz, batata-rena, milho, feijão, mandioca e diversas hortícolas.

Tempo

Multimédia