Províncias

Escola Superior Pedagógica aumenta o número de cursos

Delfina Victorino | Cuito

A Escola Pedagógica do Bié vai ser a primeira instituição académica do país a ministrar o curso superior de recursos hídricos, anunciou, na cidade do Cuito, a secretária de Estado para a Inovação.

O novo curso vai permitir o desenvolvimento sustentável dos recursos hídricos do país
Fotografia: Nuno Flash

Maria Augusta Martins revelou o facto durante um seminário que visou analisar a formação dos técnicos para o desenvolvimento sustentável dos recursos hídricos em Angola.
A secretária de Estado do Ensino Superior para a Inovação informou que há necessidade de apostar na formação de quadros no sector. Dai a identificação do curso no plano nacional de formação de quadros.
A secretária de Estado salientou que a configuração hidrográfica de Angola tem uma estreita ligação com o seu relevo, pelo facto dos rios possuírem origem planáltica e montanhosa, correndo para as regiões mais baixas. Uma das características dos grandes rios angolanos tem a ver com numerosas quedas de água, onde são construídas as barragens que permitem a geração de energia.
A continuação dos trabalhos de reforço dos sistemas urbanos de abastecimento de água, o início da reabilitação e a ampliação do processo de saneamento de águas residuais, constam como prioridade das acções do Executivo, afirmou a secretária de Estado do Ensino Superior para a Inovação.
Quanto ao reforço do abastecimento de água potável às populações do Bié, Maria Augusta Martins disse que foram ainda programadas, para o período até 2017, acções que têm a ver com a intensificação da construção e reabilitação do sistema de abastecimento de água nos meios rurais.

Tempo

Multimédia